Projeto REFLOR-CV e PNUD utilizam novas tecnologias para reflorestação

01 de November de 2021

O projeto REFLOR-CV, do Ministério da Agricultura e Ambiente, financiado pela União Europeia e pela FAO, apoia a iniciativa do uso de novas tecnologias para combater a desertificação e promover a reflorestação. Graças a uma parceria com o PNUD-Cabo Verde, através do Accelerator LAB, foram lançadas seed balls (sementes envoltas em argila) recorrendo-se ao uso de drone, em duas localidades de Santiago onde o projeto florestal está inserido: Serra Malagueta e Achada Leite.

A ação teve um forte engajamento técnico da equipa da FAO e do MAA através do projeto REFLOR-CV, desde a seleção de sementes à produção das bolas de sementes (seed balls) pelas comunidades locais, passando pelo mapeamento das localidades abrangidas pela iniciativa inovadora.

A produção das #seedballs é uma técnica que consiste em lançar, sobre um local definido, sementes selecionadas encapsuladas com argila/barro, cuja função é proteger e proporcionar um ambiente adequado para a germinação das mesmas, sobretudo em lugares que sofrem de escassez de água e desertificação.